Atualmente existem MILHÕES de requerimentos de benefícios feitos ao INSS que estão aguardando análise por longos e longos meses.
Enquanto isso você está aí, apertado, enfrentando dificuldades e cheio de esperança. Ansioso para receber aquela cartinha do INSS que vai mudar a sua vida.
O prazo legal para que o INSS analise o seu pedido é de 60 dias, mas na maioria dos casos isso não acontece. E sabe quais são os 2 grandes motivos?
O primeiro deles é que existem muitos requerimentos para poucos funcionários, mas, cá entre nós, isso não é problema seu, né? Você paga seus impostos, pagou rios de dinheiro para o INSS ao longo da vida, e não é justo que agora, na hora que você mais precisa, eles queiram te empurrar essa desculpa goela abaixo.
Sabe qual é a solução para isso? Entrar com um processo de Mandado de Segurança, para que o Juiz obrigue o INSS a analisar o seu pedido, ou, dependendo do caso, já entrar com uma ação pedindo que o Juiz te conceda o benefício que o INSS não está nem analisando.
O outro grande motivo é que a maioria das pessoas que requerem os benefícios junto ao INSS fazem de forma errada, com documentos incompletos e desorganizados, e isso dificulta muito o trabalho dos funcionários do INSS.
Imagine você no seu trabalho, sendo cobrado por metas, com mais coisa para fazer do que você dá conta. O que você faria para mostrar resultado ao seu chefe? Você cumpriria logo as tarefas mais simples, para poder terminar várias delas, ou iria ficar gastando tempo com uma mais complicada?
Ninguém vai te confessar isso, mas no INSS não é diferente!
Se você faz um requerimento mal feito, com documentos incompletos, desorganizados e com uma história mal explicada, pode ter certeza que não será tratado como prioridade.
Ficou alguma dúvida!